5 dicas para quem quer aprender a desenhar

Em 15.09.2014   Arquivado em Dicas, Ilustrações, desenho e pintura

Quando estava ensino médio eu tinha o costume de desenhar praticamente o tempo todo, assim como escrever. Com a rotina do cursinho pré-vestibular e depois fazendo o curso de jornalismo, acabei deixando esse gosto pelo desenho meio de lado e escrever virou prioridade. Acho que a gente acaba “viciando” em um determinado tipo de linguagem e esse vício pela escrita me fez abandonar meus lápis de cor durante um bom tempo.

Só voltei a desenhar quando resolvi abandonar o jornalismo para cursar design e, depois de praticamente quatro anos parada, é claro que meus desenhos não estavam lá essas coisas. Em um ano nesse novo curso aprendi muita coisa e apesar do meu nível de desenho ainda não estar onde eu gostaria, meu traço evoluiu (muito) nesses últimos tempos. E tudo isso por quê? Porque passei a praticar muito mais do que antes.

O que eu estou querendo dizer é que desenho é mais prática do que dom. Assim como as ciências exatas ou a escrita, desenhar exige dedicação. Você pode aprender a fazer uma fórmula matemática, mas só a entende realmente fazendo muitos exercícios, não é? Desenho também é assim. Ninguém começa a desenhar maravilhosamente bem do nada. O que acontece é que pessoas que já tem alguma aptidão para o desenho acabam sendo mais incentivadas a continuar desenhando, e com isso adquirem mais prática e passam a desenhar melhor. Além do que, já notou que a maioria das pessoas que já estão em um nível avançado de desenho estão sempre com lápis e papel na mão? Elas desenham muito e por muito tempo.

Acredite, a única diferença entre quem só desenha bonequinhos de palito e quem faz desenhos realistas é o tempo de prática e dedicação. Quer um exemplo? Um tempo atrás a ilustradora Aunia Kahn postou a foto abaixo em sua página no facebook, e a legenda dizia o seguinte:

“Nunca pare de praticar. Tudo bem desanimar, mas nunca desista! Você sempre pode melhorar. Se você não se sente frustrado e está sempre satisfeito com o seu trabalho, então você não está melhorando ou crescendo. Frustração é uma coisa boa, ela só vai fazer você trabalhar duro para chegar ao seu objetivo”


Isso me inspira! Me faz bem ver esse tipo de incentivo vindo de ilustradoras e ilustradores que admiro. Me faz pensar que tudo bem estar insatisfeita com meus desenhos agora, porque isso faz parte de um processo saudável de amadurecimento e aprendizado.

Então, se eu pudesse dar cinco dicas para quem quer aprender a desenhar, elas seriam:
1) Nunca pare de praticar
Assim como a ilustradora que mencionei, também acredito que desenho depende mais de prática e dedicação do que de algum dom sobrenatural.

2) Não compare seu capítulo 1 com o capítulo 20 de outra pessoa

Uma amiga me disse isso uma vez e essa frase nunca mais saiu da minha cabeça. Não se compare com outra pessoa, não ache que está fracassando só porque ela desenha melhor do que você. Se ela consegue fazer desenhos maravilhosos hoje é porque passou por um longo processo de tentativas e mais tentativas para aprimoramento das técnicas de desenho que utiliza, ou seja, já fez e refez muitos desenhos até chegar onde está hoje.

3) Crie uma rotina de desenho e carregue um bloquinho sempre com você

Leve sempre consigo um lápis e um bloquinho sem linhas, porque quando você menos espera pode surgir uma ideia de desenho legal. Também crie uma rotina e reserve um tempo no seu dia ou na semana para se dedicar exclusivamente aos seus desenhos.

4) Crie referências, inspire-se
Sites como Behance e Pinterest são ótimos para você se inspirar e criar um “banco mental” de referências visuais. Também vale usar o instagram para seguir pessoas cujas você admira os trabalhos de ilustração, mas suas referências não precisam ser somente virtuais. Observe as pessoas e lugares por onde passa no seu dia-a-dia, imagine como seriam as linhas e cores de tudo isso se fosse passar pro papel. É um exercício bem interessante.

5) Guarde seus desenhos

Pode parecer um conselho bobo, mas guarde seus desenhos, por mais terríveis que eles pareçam. É legal ter um registro da evolução do seu traço e você vai se surpreender agradavelmente ao olhar desenhos antigos e ver seu avanço. Não esqueça de colocar data em seus desenhos também.
Bom, acho que por hoje é só.
Em breve pretendo postar dicas de 5 livros para quem quer aprender a desenhar e, se criar coragem, posto também alguns de meus desenhos. Comprei uma tablet de desenho agora estou toda serelepe com ela (a foto de capa foi um dos primeiros desenhos que fiz com ela) haha

  • Stephanie Salateo

    Em 15.09.2014

    Quando eu tava na escola eu desenhava super bem, mas só se fosse olhando uma referência, quando era pra desenhar saindo da caxola ficava tudo torto. Hahaha

    Responder

  • Ketryn Alves

    setembro 17th, 2014

    ando mais ou menos assim, mas acho que faz parte do processo… de tanto repetir os traços olhando referência um dia você acaba fazendo mais retinhos os traços que você inventa também :B

    Responder

  • .lívia.

    Em 15.09.2014

    bem oq vc disse, desenho como mts coisa na vida é questao de pratica nunca podemos parar de praticar nem jogar fora nossos desenhos

    http://www.tofucolorido.blogspot.com
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    Responder

  • Ketryn Alves

    setembro 18th, 2014

    <3

    Responder

  • Katrinne Alves

    Em 15.09.2014

    Eu nunca desenhei bem, mas vou desenhar todo dia pra ver se eu melhoro hahaha
    Tô #inlove com seu cabelo hahaha, ah… curti seu cantinho ♥
    Beijos

    http://www.apenasfeminices.com.br/

    Responder

  • Ketryn Alves

    setembro 18th, 2014

    Obrigada, linda! E você é quase minha xará! hahaha
    Não desiste dos desenhos não, pratica sempre que logo você vai notar uma melhora, com certeza!
    beijão <3

    Responder

  • Thayse Stein

    Em 15.09.2014

    Minhas professoras de desenho sempre falam isso, desenho é prática, só assim a gente consegue se aperfeiçoar. Amei suas dicas lindas e esse post fofo <3


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    Responder

  • Ketryn Alves

    setembro 18th, 2014

    Obrigada, Thay! <3
    Beijo

    Responder

  • Thamyris Aquino

    Em 15.09.2014

    Realmente, esse post me inspirou vou tentar desenhar mesmo que saia tudo torto HSUAHSAUSHSHA. Obrigada pela visita, espero que volte sempre lá no meu mundo rs. Beijos.

    http://omeunaoincrivelmundo.blogspot.com.br/

    Responder

  • Ketryn Alves

    setembro 18th, 2014

    Pode ter certeza que vou voltar sim!
    E investe no desenho sim porque é tão bom… <3
    Beijão

    Responder

  • hippie grunge rajneesh

    Em 15.09.2014

    hey! olá! que coincidência seu post falar sobre desenhar, a anos eu não criava nada e ontem a noite num momento de inspiração peguei o lápis e saí fazendo… foi gratificante!
    vou voltar a me dedicar ;P
    Bjuss!
    http://hippiegrungerajneesh.blogspot.com.br/

    Responder

  • Ketryn Alves

    setembro 22nd, 2014

    Se dedica sim! Desenhar é tão bom, né? É ótimo quando a gente tira as ideias da cabeça e passa pro papel, seja em forma de desenho ou escrita 😀
    Beijo

    Responder

  • Carla Nascimento

    Em 15.09.2014

    Uma coisa que meu professor falava e que eu peguei para mim é “Desapegue”. Muitas vezes começamos um desenho bem e acabamos estragando ele, dai tentamos consertar e piora, isso desanima muito. Temos que aprender também a desapegar, saber quando recomeçar <3

    Essas dicas são ótimas, praticamente tudo que eu comecei a fazer quando resolvi ser ilustradora, hahaha. Adorei o post.

    Faltou Açúcar

    Responder

  • Ketryn Alves

    setembro 22nd, 2014

    Obrigada linda! E isso que você falou é verdade. É aquela história de “se melhorar, estraga”, né? haha E quando a gente estraga tem que aprender a desapegar mesmo e voltar tudo desde o início.

    Beijo

    Responder

  • Mulher Vitrola

    Em 15.09.2014

    Dicas super legais. É o que sempre digo, todo mundo consegue, se tentar e praticar!

    Um beijo,
    Re

    Responder

  • Ketryn Alves

    setembro 29th, 2014

    <3
    Beijo

    Responder

  • Hey I’m With The Band

    Em 15.09.2014

    Sempre quis saber desenhar, mas nunca consegui.. e a preguiça de praticar? HAHAHAH

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    Responder

  • 4sphyxi4 •

    Em 15.09.2014

    Desenhava pra caramba quando estava no colégio. É uma das minhas tristezas, mas vou ficar fazendo isso na faculdade, com certeza! xD

    4sphyxi4.blogspot.com.br

    Responder